quarta-feira, 15 de abril de 2009

Olá a todos...

Olá a todos,

Começou agora o 3.º Período e a nossa apresentação final aproxima-se. É já dia no 11 de Maio na Escola Secundária Fernão Mendes Pinto em Almada. Pretendemos que a apresentação e a demonstração de terapia alternativa sejam feitas de manhã.

Por agora é tudo, voltamos para a próxima semana com mais novidades.

Raquel

quinta-feira, 19 de março de 2009

Esta semana...

Olá,

Como podem ver ao longo do tempo fomos clarificando algumas das medicinas alternativas existentes.

Mas primeiro gostariamos dizer-vos alguns dos nossos objectivos:

--> Dar a conhecer algumas medicinas alternativas como a acupunctura, a reflexologia, a aromaterapia, a homeopatia, a ayurvedica e ainda algumas massagens.

--> Dar a conhecer o que as medicinas alternativas e a medicina convencional têm em comum e o que as separa.

--> Criaçao de um blog, que contenha a informaçao sobre o projecto ao longo do ano.

--> Suscitar interesse da população estudante como sendo uma possível saída profissional.

Como viram, alguns dos nossos objectivos já foram, em parte, cumpridos.

Para a semana á mais, espero que tenham gostado das informaçoes.

Diana

quarta-feira, 18 de março de 2009

Massagens

A massagem ou massoterapia é a prática de aplicar força ou vibração sobre tecidos macios do corpo, incluindo músculos, tecidos conectivos, tendões, ligamentos e articulações para estimular a circulação, a mobilidade e a elasticidade.
Exitem varios tipos, tais como:
- Massagem Terapêutica
- Massagem Relaxante
- Massagem Sueca
- Massagem Geotermal
- Massagem Sensual
- Massagem Tailandesa

Obrigado pelo tempo dispensado,
Diana

Massagem Ayurvedica



Trata-se de uma massagem caracterizada pelo seu baixo custo e fácil aplicação. É uma das mais antigas e completas técnicas naturais para renovar o equilíbrio físico e psíquico.


Trata-se de uma massagem profundamente relaxante, actuando no campo físico e energético, tendo a função de purificação e manutenção da saúde corporal, tem como objectivo restaurar o bem-estar físico, mental, energético e emocional.

Sem mais nada a acrescentar de momento;
Raquel

Homeopatia


O tratamento homeopático consiste em fornecer a um paciente doses extremamente pequenas de agentes que produzem os mesmos sintomas em pessoas saudáveis, quando expostas a quantidades maiores.

O medicameto homeopático é preparado num processo chamado dinamização, constituído na diluição e sucessão da substancia numa serie de passos.
Obrigado,
Jorge

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Algumas das nossas pesquisas

Acupunctura

A Acupunctura é uma terapêutica milenar que faz a prevenção, tratamento e cura de patologias através da inserção de finíssimas agulhas de ouro, prata ou aço inoxidável em determinadas regiões do corpo chamadas de “pontos de acupunctura”. Os seus excelentes resultados são reconhecidos tanto pela Organização Mundial da Saúde como por pesquisas científicas. Trata-se de uma excelente terapêutica integral que actua directamente em níveis complexos do funcionamento do ser vivo (psicológico, comportamental, biológico). Consiste na aplicação de agulhas, em pontos definidos do corpo, chamados de "Pontos de Acupunctura", para obter efeito terapêutico em diversas condições. Esta tradução causa a impressão que o terapeuta só trabalha com agulhas no entanto os pontos e meridianos podem ser estimulados por outro tipo de técnicas como a moxabustão que consiste num bastão de artmisia em brasa que é aproximado da pele para aquecer o ponto de acupunctura.

Obrigado,
Raquel

Algumas das nossas pesquisas

Reflexologia

É uma arte suave, uma ciência um método muito eficaz de tratamento. É uma técnica curativa holistica. No entanto não deve ser confundida como uma massagem básica aos pés ou como uma massagem de corpo de maneira geral. É uma técnica de especifica de pressão que actua em pontos reflexos precisos dos pés com base na premissa de que as áreas reflexas dos pés correspondem a todas as partes do corpo. Esta pressão é aplicada nas áreas reflexas dos pés com os dedos das mãos utilizando alguma pressão e técnicas especificas. Isto vai provocar mudanças fisiológicas no corpo na medida que o próprio potencial de cura do organismo é estimulado.


Respeitosamente,
Diana
Algumas das nossas pesquisas:

Shiatsu

Shiatsu é uma das várias modalidades que fazem parte as medicinas alternativas. O Shiatsu foi descoberto no Japão mas teve origem numa outra massagem com o nome de Amna que usa a técnicas como esfregar, apalpar com dedos, etc
Algumas das principais razões para este género de medicina é o estado do mundo: o mundo globalizado em que vivemos hoje exige um grau de estresse bastante alto do qual não podemos fugir. Temos entretanto que aprender a controlá-la partindo do equilíbrio da energia positiva e negativa gerada por esse “correria” diária da vida moderna. Hipertensão, colesterol elevado, diabetes, úlceras nervosas, dores de cabeça, etc. são algumas das várias consequências desse estresse e que muitas pessoas acabam adquirindo outras patologias quando apenas procuram uma forma de cura à base de medicamentos mas sem o combate ou controle efectivo da causa.


Por agora é tudo,

Jorge



segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

A criação do nosso blog


Olá a todos, finalmente o nosso grupo conseguiu criar um blog. Decidimos faze-lo para que possam ter mais conhecimentos sobre o nosso projecto.
Temos como objectivo de dar toda a informação que acharmos necessária para vos esclarecer em relação a algumas questões relacionadas com este tema.
Aqui também poderam ter acesso a tudo o que vamos fazendo ao longo do ano lectivo, isto é, podem ter acesso as nossas pesquisas, as tarefas que vamos realizando, aos contactos que vamos fazendo, as escolas que vamos visitando e contactanto. O blog será actualizado todas as semanas por cada membro do grupo.
Obrigado a todos, espero que gostem do que temos para vos mostrar, e se surgir alguma duvida em relação a qualquer assunto nao exitem em mandar-nos um e-mail para
m_alternativas@hotmail.com, teremos muito gosto em esclarecer-vos.
Cumprimentos, o nosso grupo.